Estrutura de dados e o Bubble Sort | Nerds Attack!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estrutura de dados e o Bubble Sort

Bubble Sort, organizando vetores uni dimensionais em ordem inversa!

Exemplo de BubbleSort
Exemplo de Bubble Sort.
   Olá nerds, desenvolvedores e programadores do nosso Brasil e claro, do exterior!
   Mais uma matéria, agora falando de outro modelo de organização de vetores, o bubble sort. Um algoritmo que deve ser usado caso já se tenha conhecimento prévio do vetor e que esteja meio pré-ordenado, porque em seu melhor caso, tem O(n), porém, no pior caso, quando os valores estão completamente desordenados e precisam ser feitas várias iterações, a sua ordem de complexidade é quadrática, O(n²).
   O algoritmo funciona da seguinte forma. O segundo valor do vetor é comparado com o primeiro. Se o primeiro valor for maior que o segundo, os mesmos são trocados de lugar. Após isso o terceiro valor é comparado com o segundo. Se o segundo for maior que o terceiro, os mesmos terão seus lugares trocados. Isso ocorrerá para n-1 valores. No fim da primeira iteração exterior, o que teremos? Teremos o maior valor já ordenado no vetor! Com isso, a diferença é que ele ao invés de ordenar os menores no começo do vetor, ele faz o inverso, ordenando os maiores no fim do vetor. Abaixo, fiz um código de bubble sort e acima, como primeira imagem, coloquei um exemplo utilizando o mesmo vetor dos outros exemplos já feitos sobre o insertion sort e o selection sort, que vocês podem ver clicando nos links acima de cada um.
   Assim, terminei os primeiros três mais usados e conhecidos métodos de organização de vetores e também mais simples. Os dois próximos que já tenho como rascunho e que pretendo passar para vocês é referente ao quick sort e o merge sort. Após isso começarei com árvores binárias e filas, também todos relacionados a estrutura de dados.
   Aguardo vocês nas próximas matérias, continuem acompanhando os feeds do blog, assinando o mesmo e adicionando nossa página aos círculos de seu Google Plus!
   Até a próxima matéria nerds!
99C7FPKWSNAC
Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário