O que são círculos no Google Plus | Nerds Attack!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que são círculos no Google Plus

Círculos no Google Plus, a melhor forma de organizar seus amigos e filtrar os feeds no seu stream.

   Sempre que falo dessa parte de organização de quem está no seu nicho de amigos lembro-me do filme do Zorro, onde ele fazendo seu treinamento de espadachim mostra que existem círculos, aos quais devem ser analisados e que os mesmos devem ser considerados para ver qual inimigo é o mais propenso a te desferir um golpe e qual será o próximo. Essa é uma ótima forma de enxergarmos os círculos definidos no Google Plus.
Circulos Google Plus
Círculos Google Plus, melhor meio de organizar seus amigos e stream.


   Basicamente, os círculos do Google Plus são os grupos que você atribui para cada contato que você tem no Google Plus, seja amigo, conhecido, admirador ou páginas de notícias. Através do mesmo você pode enviar notícias/feeds direcionado a um círculo, direcionado a vários círculos ou então a apenas uma pessoa daquele círculo. A única coisa que você não pode fazer é colocar círculos aninhados, ou seja, colocar um círculo colegas e um círculo amigos, por exemplo, dentro de um círculo faculdade, o que é uma pena.
   Como já mencionei no primeiro post criado no blog, nesse link sobre o que é o Google Plus, ele é um agregador das ferramentas do Google e como tal, todos os círculos que você cria e organiza para seus contatos estão totalmente integrados com o GMAIL, por exemplo, mostrando os seus contatos da mesma forma de organização que fez no Google Plus.
   Sabendo então do que se tratam os círculos você pode organizar da maneira que preferir e, apenas como uma curiosidade: pode-se definir o quanto as informações de cada círculo aparecerão no seu stream!
   Dessa forma basta entrar em um círculo de sua preferência e manipular a barra de importância do stream, conforme imagem abaixo e legenda.
Nivel stream Google Plus
Níveis de alerta do Google Plus para Stream.


  • Primeiro nível
    • Não mostra nenhuma notícia em seu stream.
  • Segundo nível
    • Mostra apenas algumas postagens no seu stream.
  • Terceiro nível
    • Mostra a maioria das postagens no seu stream.
  • Quarto nível
    • Mostra todas as postagens no seu stream.
  • Quinto nível
    • Além de mostrar todas as postagens, você recebe uma notificação para cada nova postagem.
   Tendo em mente essas configurações, você pode organizar seu stream da forma que lhe convir. Agora, algumas curiosidades.
  • Se você colocar uma pessoa em um stream que não distribui notificação e colocá-la em um outro stream, de qualquer importância, ela vai passar a mostrar os feeds em seu stream.
  • Ao publicar um link, uma matéria de algum site ou algum pensamento que você quer compartilhar com seus amigos, atente-se para ver com quem está compartilhando. Quando for compartilhar algo, perto do botão de COMPARTILHAR, você tem uma caixinha com as pessoas que verão aquela sua postagem. Alguns círculos já estão definidos, como por exemplo o Público que enviará sua postagem a todos do Google Plus e todos poderão vê-la e Seus Círculos, no qual todos os seus amigos adicionados até o momento no Google Plus terão acesso a ver aquela postagem.
  • Você não pode fazer círculos aninhados.
  • Mesmo que suas notificações estejam desativas no painel de configurações do Google Plus, se você marcar para receber as notificações de um círculo, irá recebê-las.
  • Quando você está compartilhando algo com um círculo e marca a caixa para também avisá-los por e-mail sobre a postagem, apenas os que estiverem com notificações marcadas em seu painel de configurações do Google Plus irão recebê-la.
  • Apenas como consideração extra, um recurso que pode ser utilizado para pessoas, fora de círculos. Talvez tenha aquela pessoa que você não gosta de ler os comentários ou então as postagens dela não fazem o menor sentido ou quem sabe, está te perturbando. Enfim, você quer bloqueá-la completamente. Sim, é possível! Para isso, clique no nome da pessoa e vá para o perfil dela. Após isso, descendo um pouco a página, haverá um link bem escondido na página escrito Bloquear "nome_da_pessoa". Depois que fizer isso, nem os comentários da pessoa em posts comum aos dois aparecerão e você poderá então aproveitar o máximo sobre o assunto, debatendo com quem realmente valha a pena! Caso você não ache o link para bloquear a pessoa, aperte o atalho CRTL+F do seu teclado e digite bloquear "nome_da_pessoa".
  • Caso queira referenciar alguém na hora de publicar alguma coisa ou quando for comentar em alguma postagem de página, deve-se utilizar o sinal de '+' ou o '@' antes do nome para que a pessoa receba uma notificação de que foi mencionada em algum lugar. Por exemplo, você quer falar algo para o Joãozinho de Oliveira, deve-se colocar o nome dele com um '+' ou um '@' antes, ficando assim: +Joãozinho de Oliveira OU @Joãozinho de Oliveira. Lembrando que usa-se ou um ou outro. A medida que vai digitando o nome da pessoa ou página do Google Plus com o '+' ou o '@' antes do nome, ele vai autocompletando e lhe dando as opções de nomes que contém as letras que você já digitou.
  • Ao criar seu perfil do Google Plus, preenchendo-o com as informações relacionadas a você como telefone residencial e empresarial, endereço, local onde morou e afins, verifique se as informações estão com a visibilidade correta para seus círculos. Como exemplo, se o seu número de celular não estiver liberado para um círculo específico ou para todos os seus círculos visualizarem, seus amigos do Google Plus que tem seu contato na agenda do smartphone não terão integração em alguns aplicativos do celular, como por exemplo o WhatsApp e, com isso, não poderão enviar-lhe mensagens pelo mesmo. Lembre-se de verificar essas configurações. Se você já criou seu perfil e quer visualizá-las, pode fazer isso clicando em perfil, do lado direito do painel do G+ e em seguida escolhendo o botão EDITAR. Ao clicar em cima de cada informação você poderá adicionar novas e verificar quem está conseguindo ver aquelas informações. Dica solucionada pelo usuário +Fábio Guerra.
   Depois de toda essa explicação, está na hora da atividade! Organize seus círculos e obtenha a melhor plataforma de notícias que existe, filtrando tudo que quiser e mostrando apenas o que lhe interessa.
   Espero que tenham gostado da matéria e continuem assinando os feeds/blog para continuarem atualizados, tanto sobre esse tema, bem como sobre os que virão e, não esqueçam...

   Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário