Conheça o Chrome Experiments | Nerds Attack!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conheça o Chrome Experiments

Um ShowCase do que se pode fazer utilizando Canvas, HTML5, SVG e WebGL.

Chrome Experiments
Chrome Experiments. Onde artistas e desenvolvedores mostram grandes projetos.
   Olá novamente leitores do Nerds Attack!. Não sei se repararam, mas estamos começando a dar cara para o blog, agora com um layout já definido e daqui a alguns dias, com mais enfeites para a página! Falando em enfeites, mudanças de layout e usabilidade, vim lhes falar sobre um projeto do pessoal de desenvolvimento do Chrome relacionado a desenvolvimento utilizando HTML5/Canvas, SVG e WebGL. Se não sabe o que é cada um dos termos usados, basta clicar no link sobre cada um que haverá uma explicação sobre.

   O Chrome Experiments, que é o projeto ao qual estou me referindo, é uma demonstração de todo o poder que cada uma das tecnologias tem e o que cada uma é capaz de fazer. Os trabalhos ali apresentados são bem interessantes e interativos.
   A descrição de o que é o Chrome Experiments, como muito bem definido no próprio site é:
"Chrome Experiments é uma vitrine para experiências criativas da web, a grande maioria são construídos com as mais recentes tecnologias abertas, incluindo HTML5, Canvas, SVG e WebGL. Todas elas foram feitas e apresentadas por artistas talentosos e programadores de todo o mundo."
   Ou seja, se você é um programador ou artista talentoso, quer ter seu trabalho divulgado e quer participar do grupo que mostra esses ShowCases para nós, você pode enviar seu trabalho para ser avaliado e então publicado. O registro pode ser feito no link da página de registro do Chrome Experiments - submit.
   Destaquei três dos trabalhos que achei muito interessante e achei por bem divulgá-los aqui para vocês terem uma ideia do que estamos falando quando dizemos ShowCases do Chrome Experiments.
   O primeiro pode ser visto no link The Wilderness Downtown, completamente feito em HTML5, onde você vai digitar um endereço, de preferência de onde morou ou vive, e ele irá apresentar um vídeo interagindo com o cenário escolhido. Um dos primeiros trabalhos que vi e que me encheu os olhos!
   O outro trabalho que lhes mostro pode ser achado no link Estatística de Armas pelo Globo, onde é mostrado de forma interativa a quantidade de importação e exportação de armas pelo mundo, quem detém maior quantidade de armas de fogo e alguns outros dados bem interessantes. Vale muito a pena conferir.
   O terceiro projeto, segue mais ou menos a ideia do primeiro mostrado, também com participação do usuário que assiste e feito também com HTML5 e multi-window. Pode ser encontrado no link All Is Not Lost.
   Espero que tenham gostado da apresentação desse trabalho que vem sendo feito com a contribuição de desenvolvedores e artistas pelo mundo, que mostrando seu trabalho conseguem apresentar o poder das ferramentas descritas acima. Dêem uma olhada pelo site do Chrome Experiments e vejam os outros trabalhos, que também são feitos para mobile, e se deliciem com grandes projetos muito bem feitos!
   Continuem acompanhando o blog, comentem, participem, dêem sugestões e sigam na página do G+.  Mantenham-se sempre informados e atualizados com os assuntos nerds e o que há de novo e interessante no mundo tecnológico através de nosso feed.

Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário