Google Plus - Como criar e utilizar as comunidades | Nerds Attack!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Google Plus - Como criar e utilizar as comunidades

Comunidades no Google Plus. O que são, como criar e usá-las.

Comunidades Google Plus
Comunidades no Google Plus.
   Novamente cá estamos nós meus caros nerds e leitores assíduos do blog. Mostrarei aqui como usar, criar e o que são as comunidades do Google Plus. Sei que essa funcionalidade já existe a alguns meses mas mesmo assim, muita gente ainda não sabe como usar e nem o que é. Então lá vamos nós. BAZINGA!
   As comunidades se assemelham muito aos grupos de discussão do Google e também as comunidades já existentes no nosso querido, e morto, Orkut. Basicamente as comunidades são lugares em volta de um assunto específico, como por exemplo tecnologia, esportes, culinária e por aí a fora, que reúne pessoas para conversar, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Por englobar tanto o Google Groups, é que tem se especulado que o mesmo talvez seja importado para as comunidades e passe a ser parte integrada do Google Plus, já que é o objetivo principal do mesmo.
Comunidades
Comunidades (clique para ampliar)
   As comunidades não tem mistérios para serem usadas, apenas alguns pequenos truques. A parte de comunidades fica localizado na sua barra da esquerda da janela do Google Plus, conforme imagem a esquerda. Ao clicar nela, você terá uma janela básica, conforme a imagem também mostra, com opções de criar sua comunidade, entrar em comunidades e procurar comunidades. 
   Se você deixar o seu mouse sobre o botão de Comunidades, uma janela flutuante se revelará para você, mostrando um acesso rápido as comunidades que você se inscreveu, conforme pode ser visto na imagem abaixo.
Acesso rapido comunidades
Acesso rápido à comunidades (clique para ampliar)
   Clicando no botão do canto superior direito CRIAR UMA COMUNIDADE, e escolher se o perfil da mesma será Público (Todos podem se inscrever) ou Privado (Apenas pessoas que você convidar podem se inscrever), você será redirecionado para uma tela como a mostrada abaixo. Basta seguir os passos para preencher algumas informações sobre a comunidade, como por exemplo a descrição, que tópicos terão para se debater, e coisas do tipo.
Criar Comunidade
Criar comunidade (clique para ampliar)
   Ao criar a comunidade, você terá uma tela vazia, apenas com as informações sobre sua comunidade do lado esquerdo. Do lado direito serão mostrados eventos da comunidade, os participantes e moderadores da mesma. Conforme a imagem abaixo mostra, temos dois botões logo abaixo da foto da comunidade: Ações e um botão com uma campainha, com textos de Ativado e Desativado.
Menus em comunidades
Menus em comunidade (clique para ampliar)
   O botão de Ativado/Desativado vai ativar ou desativar notificações na comunidade. O que significa isso? Tudo o que postarem naquela comunidade será enviado para você através de e-mail. Então, creio eu que normalmente só ativará essa função quem for o dono ou moderador da comunidade. Caso contrário, fica inviável pela quantidade de e-mails que receberá... O botão de Ações nos mostra algumas opções, conforme a imagem. Tirando as opções que são intuitivas, como Convidar pessoas, Compartilhar comunidade, Sair da comunidade e Denunciar abuso, temos ainda Editar comunidade e Gerenciar membros. Quando você usa o botão Editar comunidade, você pode modificar todas as informações que preencheu no momento que estava criando a mesma. Desde descrição até criar/deletar tópicos. Nessa parte você também pode EXCLUIR sua comunidade. Na opção Gerenciar membros, você escolhe, dos membros que fazem parte da sua comunidade, se quer que alguns deles te ajudem a moderar sua comunidade. Apenas como nota, comunidades não podem ser circuladas. Apenas podemos participar das mesmas. Um outro ponto é que, quando for compartilhar alguma coisa de sua Stream com alguma comunidade, você só poderá compartilhar com a comunidade. Se quiser compartilhar com a comunidade e depois com um círculo seu, terá que fazer dois compartilhamentos.
   That's all folks, como diz o meu amigo Perna Longa. Conforme mencionei anteriormente, não era nada de outro mundo, mas tem gente que talvez fique um pouco confuso quanto ao uso da ferramenta. Nós, Nerds Attack!, temos uma comunidade também, onde vários assuntos referente a este tema são debatidos. Se quer participar, basta clicar aqui e participar! Dúvidas e sugestões, bem como críticas, por favor, façam-nas aqui nos comentários ou também na nossa página no Google Plus.

Nerds Attack!

Nenhum comentário:

Postar um comentário