Google Plus e Sparks - O que é e como usar | Nerds Attack!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Google Plus e Sparks - O que é e como usar

Sparks - Sempre nos mantendo atualizados sobre o que nos é de interesse.


Sparks Google Plus
Sparks, uma ferramenta necessária para quem gosta de se manter atualizado sobre algum assunto.
   Olá novamente leitores e acompanhadores do blog Nerds Attack!. Aqui estou eu novamente para continuar falando sobre o Google Plus, grande ferramenta e integradora de serviços do Google já melhor descrita neste artigo e no artigo que segue o mesmo, que pode ser lido aqui. Eu estipulei na primeira matéria um esboço sobre o que eu vou comentar referente ao Google Plus e suas usabilidades. Porém, algo que foi muito bem notado pelo +João Victor Schiavo Magalhães, é o sumiço do recurso pouco conhecido e usado, chamado Sparks, que eu iria comentar apenas bem para frente junto com uns Tips&Tricks. Porém, como notei que nenhum ou praticamente nenhum blog ou artigo brasileiro informa para onde foi o Sparks e a maioria deles também é meio confuso quanto ao uso do mesmo, vou me antecipar quanto a isso e falar dele, o Sparks!
   O Sparks é uma ferramenta agregada no Google Plus que serve basicamente para você poder acompanhar tudo que há de novo na web sobre um determinado assunto. Exemplificando. Supondo que você queira acompanhar tudo relacionado ao Android, referente ao que tem saído de notícia na web. Você colocaria a palavra Android como tema de seu interesse no Sparks e ele iria lhe trazer, como Stream, as novidades e atualizações sobre o mundo Android, isso em tempo real, como se você constantemente fosse fazer buscas no Google sobre o assunto Android. No começo do Google Plus e até um pouco tempo atrás, ele ficava na barra lateral que conhecemos, com o símbolo mostrado na imagem do artigo, acima. Porém, algumas pessoas notaram sua falta. Mas esse recurso não foi retirado! Vamos as explicações de como fazer para usá-lo.
   Na sua barra de buscas do Google Plus, digite um assunto de seu interesse. Vou seguir o exemplo acima e buscar sobre Android.
   Após a busca sobre o assunto Android, clique no botão Tudo, que encontra-se ao lado do termo pesquisado e escolha a opção Sparks, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Buscar interesse Sparks
Sparks, buscando seus interesses para se manter atualizado.
   Após isso, serão exibidos os dados do Spark, com as últimas notícias sobre o assunto selecionado. Clique então no botão SALVAR ESTA PESQUISA.

Salvando pesquisa Sparks
Sparks, salvando pesquisa feita.
   Após esses passos você terá o termo Android, como se fosse um círculo, onde o stream pode ser visualizado quando você quiser clicando na sua pesquisa salva, conforme abaixo.

Visualizando conteúdo Sparks
Sparks, visualizando o conteúdo de acordo com seus interesses.
   Seguindo esses passos você pode fazer quantas vezes quiser, para os termos que quiser, aceitando também frases, porém, com menos especificidade no assunto já que tem mais palavras para o "Google" procurar.
   Ficou um pouco grande mas ficou bem explicado, o que é e como fazer para utilizar esse outro método de stream do Google Plus, o Sparks!
   Quaisquer dúvidas, não deixem de comentar aqui e no Google Plus na página do blog, bem como de assinar o blog e o feed para se manter atualizado por e-mail.

2 comentários: